Sobrecarga de trabalho, contas extras, a correria do dia a dia, sem tempo para relaxar, são gatilhos para aumentar o estresse, e por consequência, a ansiedade. Nesses momentos é comum buscar em alimentos ricos em gordura e açúcar um atalho para o bem-estar. Mas, esse comportamento pode representar o início de um ciclo formado por má alimentação e aumento da sensação de nervosismo e ansiedade. Vários estudos confirmam que alimentos ricos em gordura interferem no metabolismo, reduzindo a produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar, do bom humor.

A ingestão de grandes quantidades de carboidratos, causam uma rápida elevação da glicose, provocando aumento do hormônio insulina, gerando uma sensação de bem-estar que dura pouco tempo, mas essa sensação faz com que o ansioso sinta prazer em comer, e conclua que quanto mais ele comer, mais feliz vai ficar. Se tornando assim um ciclo vicioso, levando o indivíduo a Obesidade e em consequência doenças crônicas associadas. 
Os alimentos que aumentam a ansiedade, são ricos em gorduras, açucares e farinha branca. Podemos citar entre eles os produtos industrializados, refrigerantes, salgadinhos, frituras, massas, biscoito recheado..., entre outros.

Já os alimentos que ajudam a controlar a ansiedade, são ricos em magnésio, vitamina B e flavonoides, que ajudam na produção de serotonina. A vitamina C diminui a secreção do cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. 
Os alimentos ricos nesses nutrientes são: Banana (rica em vitamina B6), nozes, castanhas, cereais, amendoins, espinafre, rúcula, agrião e outras folhas verde-escuras (fontes de magnésio), frutas cítricas (vitamina C), peixes, carnes magras, ovos e chocolate 70% cacau (flavonoides).

O importante é manter uma alimentação saudável, balanceada, nunca sair comendo tudo que vê pela frente, procurar ter uma rotina de horários para a alimentação, ou seja, não ficar tempo demais sem se alimentar e nem comer o tempo todo

Um outro fator importantíssimo é a qualidade do sono. Devido ao corre-corre com obrigações, trabalhos, trânsito, e outros problemas ao qual estamos sujeitos, acabamos por não dormir adequadamente, esse sono perdido vai se acumulando e por fim surge o estresse e com ele a ansiedade. Portanto procure dormir de 6 a 8 horas por noite, essa atitude o deixará mais tranquilo. Faça uma atividade física que mais combine com você, pois essa atividade lhe trará prazer e bem estar físico e mental.

Mas, acima de tudo, as pessoas precisam ter metas e objetivos. Ter amor próprio, ter fé, e se preciso, buscar ajuda profissional.

Estou te esperando, vamos conversar.

🍎Marília Freitas
Nutricionista
CRN 19100129/ES

Crédito Image By Freepik
🎨 @gmacieldesigner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NUTRIÇÃO E DOAÇÃO DE SANGUE